(2017) Dimensões variáveis, gravação na parede do espaço expositivo. , Variable dimensions, engraving on the wall of the exhibition space.
O trabalho parte da catalogação de carimbos presentes nos arquivos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS-ES). Chama atenção a frequência com que relatórios, inquéritos, investigações eram incessantemente carimbados e a forma pela qual os brasões e informações contidas nos carimbos manifestam mensagens ligadas a repressão política e ideológica, ao mesmo tempo em que se estruturam como elemento burocrático presente nos documentos produzidos pelo regime de exceção.
Os carimbos foram escavados na parede da Galeria de Arte Espaço Universitário na Universidade Federal do Espírito Santo através de instrumentos de corte. As gravações se estruturam como escavações na história da galeria e na forma pela qual as múltiplas camadas de pintura sobrepostas se associam a “Janela de Prospecção”, utilizada na preservação e no restauro de prédios históricos. O trabalho discute a memória, os processos repressivos no interior do campo da arte e suas vinculações com políticas de controle e poder.
A galeria foi inaugurada em 1978 em pleno regime militar e se estruturou como importante espaço cultural da cidade ao mesmo tempo em que junto com a universidade sofreu ações de repressão do DOPS.

The work starts with the cataloging done by the artist of the stamps in the archives of the Department of Political and Social Order (DOPS-ES). It draws attention to the frequency with which reports, inquiries, investigations were unceasingly stamped, and the manner in which the coats of arms and information contained in the stamps manifest messages related to political and ideological repression are at the same time structured as a bureaucratic element present in the documents produced by the regime of exception.
The stamps were engraved on the wall of the University Space Art Gallery at the Federal University of Espírito Santo using cutting instruments. The engravings are structured as excavations in the history of the gallery and the way in which the multiple superimposed layers of painting are associated with the “Prospecting Window” used in the preservation and restoration of historic buildings. The work promotes possibilities for reflection on memory and repressive processes within the field of art itself and its links with policies of control and power.
The gallery was inaugurated in 1978 in full military regime and was structured as important cultural space of the city at the same time that along with the university suffered actions of repression by the DOPS.